terça-feira, 14 de setembro de 2010

Unidade 4 atividade 3 - Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: 4 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade 3- Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo
Cursista: Marinuzia de Freitas Santos
Data: 14/09/2010

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo
Sendo o currículo um conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades. Geralmente, exprime e busca concretizar as intenções dos sistemas educacionais e o plano cultural que eles personalizam como modelo ideal de escola defendido pela sociedade. A concepção de currículo inclui desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula.
Com relação à questão da utilização de computadores na educação, vejo que a utilização do computador como instrumento de aprendizagem pode ser bastante positiva. O computador no contexto educativo pode ser entendido como uma ferramenta por meio da qual o aluno idealiza e desenvolve um conhecimento, seja reproduzindo um saber ou construindo uma aprendizagem. Dessa maneira o aprendizado é estimulado pelo fato de o aluno executar uma tarefa por meio do computador, como é o caso de softwares de jogos educativos e de simulação.O aluno deve ser encorajado a explorar, criar, inovar, dentro de situações de aprendizagem não previamente estruturadas, mas devidamente planejadas. Assim, o aprendizado que ocorre nestas situações pode ser mais frutífero e mais duradouro. Ao aluno é permitido errar e refazer. Ao aluno se permite levar adiante uma solução para um determinado problema, ainda que seja óbvio que a solução não vai funcionar, valorizando assim o fazer pedagógico. O aluno, longe de ser um mero observador que só reage quando solicitado, passa a ser um participante ativo no processo de construção de sua própria aprendizagem.
Para a realização de ações pedagógicas significativas utilizando o de construção do conhecimento pelo aluno, como produto do seu próprio engajamento intelectual ou do aluno como um todo. o que está sendo proposto é uma nova abordagem educacional que muda o paradigma pedagógico .

Unidade 4 atividade 2b - Projeto de trabalhos em sala de aula com integração de tecnologia ao currículo.

Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 B - Projeto de trabalhos em sala de aula com integração de tecnologia ao currículo.
Cursista: Marinusia de Freitas Santos
Parceria: Maria Dilza Cruz Aguiar,Claudia B. Luz , Therezinha Alencar.
Unidade Escolar; Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
Data: 14/09/2010

PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
Tema: Preservar para melhor viver.
1. Justificativa:
A Educação ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o principio antropocêntrico, que tem levado á destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies.
Cuidar do meio ambiente é responsabilidades de todos e a escola é um local favorável ao processo holístico na educação ambiental. Sabendo que as escolas são grandes geradoras de lixos, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos e educadores para que essa situação seja modificada, formando novos hábitos.
Este projeto será interdisciplinar com as disciplina de Geografia,Ciências nas áreas de Química Física e Biologia, Língua Portuguesa. Valorizando os temas transversais como: Saúde,Meio Ambiente,Consumo,Trabalho.
2 - Objetivos gerais:
Alertar sobre o problema da grande produção de lixo pelos seres humanos e estudar conceitos importantes como: coleta seletiva do lixo e outros que se fizerem necessários.
Possibilitar aos alunos e educadores aquisições de conhecimentos, desenvolvendo habilidades de: Resolver problemas, mudanças na prática de valores e atitudes ambientalmente adequadas no nosso cotidiano.

3. Objetivos específicos:
Possibilitar a todos conhecimentos , sentido de valores, interesse ativo e atitudes necessárias para respeitar , proteger e melhorar o meio ambiente;
Conscientizar alunos e educadores da nossa escola, sobre a importância da mudança de hábitos, para melhorar as condições ambientais;
Levantar com os alunos os problemas ambientais existente na escola e possíveis soluções;
Reduzir o consumo de água, energia, materiais como folhas e torners ( material de uso contínuo).
Reutilizar objetos através da recuperação e manutenção contínua do espaço escolar (evitar a depredação e o descarte prematuro de objetos)
4. Desenvolvimento do Projeto
4.1-Estratégias de ações( metodologia)
Esse projeto será desenvolvido a partir do processo holístico de educação ambiental, no qual será criado equipes multiplicadoras.
- Teatro sobre o lixo
- Pesquisa na internet.
- Vídeos produzidos pelos próprios alunos enfocando os problemas de geração de lixo,desperdício e manuseio de recursos dentro do ambiente escolar..
- Simulação da coleta seletiva com prévia identificação das categorias de materiais que são descartados na escola.
- Estabelecimento de parcerias com associações de catadores de lixo e empresas de processamentos de lixo.
- Estudo teórico sobre a água, solo, energia com apoio de palestras educativas por profissionais qualificados (orgãos de proteção ambiental públicos ou privados ).
- Excursões: aterro sanitário, Nascente de córregos, unidades de processamento de lixo reciclável e associação de catadores de lixo.
- Identificar empresas ou estabelecimentos comerciais que tenham implementado um programa para gerenciamento de resíduos.
- Visita ao aterro sanitário para estudo dos resíduos ( churrume ) e possíveis metais pesados ali existente.
- Visita a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para conhecer o projeto ambiental municipal e as ações que envolvam diretamente a escola.
- Cronograma de execução das etapas do projeto
Ano 2010
Fevereiro Março Abril Maio Junho
Apresentação do projeto a toda a comunidade escolar (peça teatral sobre o lixo)

Pesquisa na internet e apresentação dos vídeos produzidos pelos próprios alunos sobre a geração e o gerenciamento do lixo dentro da escola X
Visita a secretaria municipal de meio ambiente X
Aquisição dos cestos para coleta seletiva do lixo X
Treinamento para identificar e correta utilização dos cestos de coleta seletiva de lixo X x
Aulas interdisciplinares de geografia,Ciências,História
Matemática,L.Portuguesa,Química,Física,Sociologia X X X X X
Palestras educativas sobre preservação do meio ambiente.
Em parceria com Naturatins,Celtins ,Saneatins X X X

6. Resultados esperados:
- Manutenção e preservação do jardim da escola;
- Aquisição de vasilhames específicos p/ coleta de lixo seletiva;
- Redução do consumo de água, energia e material de consumo.
- Proporcionar mudança de postura tanto na escola como em outros ambientes;
- Construção de valores para toda vida;
- Melhora na qualidade de vida dos alunos e educadores.
- Avaliação do projeto com educadores e alunos.
- Construção de frases e textos sobre a Preservação do meio ambiente.
- Expansão das idéias do projeto para o ambiente doméstico e ambiente extra-escolar dos alunos e de todos os funcionários das escolas e comunidade.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
• DEZTTI, M. e RUSSO, C. (1987)- Técnicas de Controle Ambiental em Efluentes Líquidos, apontamentos de aula.
• FERREIRA, J.B. (1980)- Dicionário de Geociências, Fundação Gorceix.
• Dictionary of Mining, Mineral, and Related Terms, compiled and edited by the Staff of the U.S. Bureau of Mines, Second Edition

Unidade 4 atividade 2a - Socializando uma experiência com projeto em sala de aula

Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 A - Socializando uma experiência com projeto em sala de aula
Cursista: Marinusia de Freitas Santos
Unidade Escolar; Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
Data: 14/09/2010
Socializando uma experiência com projeto em sala de aula

Com a interatividade proporcionada pelos recursos tecnológicas acrescenta uma nova dimensão ao currículo: a criança vai estar no mundo. Quando se pretende trazer a vida para dentro da sala de aula, Ao elaborar e desenvolver o Projeto Educação Ambiental na escola tivemos a oportunidade de aportar ambientes virtuais, para situações de simulação, pois se não é possível trazer toda a vida para a escola, é possível enriquecer o seu espaço com objetos digitais. O computador pode servir para dar acesso ao que está distante e invisível. Quando se formam redes de conexões novos espaços são criados. Nossa experiência mostra que nós professores temos nos surpreendido muito com a quantidade de informação que os alunos trazem, mesmo sobre conteúdos e tecnologias que não haviam sido tratados no currículo da escola! Observamos, então, como as crianças optam por questões diferentes, originais e relevantes! Estas questões geram projetos com oportunidades de muitas buscas e experimentação.
As atividades propostas foram focadas com a exploração das ferramentas dos softwares educativos instalado no laboratório e a utilização das diferentes ferramentas para a realização do editor de texto Word, Power Point, navegar na internet, como: pesquisas, inserir imagens, etc. Com isso foi despertar o interesse e a curiosidade dos alunos.
A utilização das tecnologias e mídias potencializa a construção de novos conhecimento derrubando as fronteiras do obscuro e da ignorância.

Unidade 4 atividade 1 - PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
CURSISTA: MARINUZIA DE FREITAS SANTOS
ATIVIDADE 1: PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS
UNIDADE ESCOLAR: COLÉGIO ESTADUAL RAIMUNDO ALENCAR LEÃO
TUTORA: DEUSIRAM DE SOUSA BARROS SILVA
TURMA: B
DATA: 14/09/2010

PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS

O uso dos computadores e da internet na educação privilegia a utilização do computador como a ferramenta pedagógica que auxilia no processo de construção do conhecimento. Neste momento, o computador é um meio e não um fim, devendo ser usado considerando o desenvolvimento dos componentes curriculares. Nesse sentido, o computador transforma-se em um poderoso recurso de suporte à aprendizagem, com inúmeras possibilidades pedagógicas, desde que haja uma reformulação no currículo, que se crie novos modelos metodológicos e didáticos, e principalmente que se repense qual o verdadeiro significado da aprendizagem, desta forma nunca mais seremos os mesmos.
A chegada das tecnologias no ambiente escolar provoca uma mudança de paradigmas. A Informática Educativa nos oferece uma vastidão de recursos que, se bem aproveitados, nos dão suporte para o desenvolvimento de diversas atividades com os alunos. A chegada da era digital coloca a figura do professor como um “mediador” de processos que são, estes sim, capitaneados pelo próprio sujeito aprendiz.
Quando o próprio aluno cria, faz, age sobre o software, decidindo o que melhor solucionaria seu problema, torna-se um sujeito ativo de sua aprendizagem O computador ao ser manipulado pelo indivíduo permite a construção e reconstrução do conhecimento, tornando a aprendizagem uma descoberta.. Quando a informática é utilizada a serviço da educação emancipadora, o aluno ganha em qualidade de ensino e aprendizagem.

Unidadade 3 atividade 4 - Refletido sobre minha aprendizagem

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE 3
PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
ATIVIDADE 4 – Refletindo sobre minha aprendizagem

CERAL - Guaraí –TO

Este curso está voltado para o educador e, de forma especial, concebida para ajudar o professor ainda não familiarizado com o computador a entender como esse equipamento pode ser usado como tecnologia educacional (dentro ou fora da escola) e a vislumbrar como ele, professor, pode vir a usar o computador em suas atividades (agora em sala de aula). Mas nem a escola nem ele nunca mais serão os mesmos.
A unidade III – Prática Pedagógica e mídias digitais foram essenciais em todas as atividades. A atividade 01-Análise planejamento e execução de aula com material digital,como professora de Ciências trabalhei com videos educativos . Ao colocar em prática na sala de aula o uso desses tem contribuido de forma marcante para a efetivação da aprendizagem.
A atividade 2 – Aula utilizando os recursos do Programa TV Escola foi realizada com alunos do 8º ano “A” no laboratório, utilizando o vídeo sobre o sistema nervoso : . Os alunos mostraram interesse pelo assunto com o uso do recurso utilizado.
A atividade 3 – Plano de Aula – Autoria de objeto Hipermídia foi aplicada com os alunos do 6º ano, utilizando o vídeo sobre celenterados Assim, foi muito válida a atividade III . Contribuindo para melhorar o aprendizado dos alunos.


Unidade 3 atividade 3 - Plano de aula - Autoria de objeto Hipermidia

Unidade 3 atividade 2 - aulas utilizando recursos da TV

terça-feira, 24 de agosto de 2010

UNIDADE3- ATIVIDADE1 ANALISE,PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE AULA COM MATERIAL DIGITAL

CURSO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
CURSISTAS: MARIA DILZA , MARINUZIA DE FREITAS
COLÉGIO ESTADUAL RAIMUNDO ALENCAR LEÃO
UNIDADE : III – Pratica Pedagógica e mídias digitais
ATIVIDADE 1 – Analise,planejamento e execução de aulas com material digital

Serie: 7º ano

Plano de aula

Objetivos
1- Identificar as características principais dos seres vivos pertencentes ao grupo dos pólipos e celenterados;
2- Reconhecer aspectos relacionados à morfologia, alimentação, locomoção, defesa e reprodução nesse grupo de seres vivos.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções a respeito da evolução dos seres vivos.
Classificação dos seres vivos. - Invertebrados
Estratégias e recursos da aula
Estratégias utilizadas:
• Aula interativa;
• Uso do laboratório de informática e/ou sala de vídeo.
Atividade 1: Explorando o documentário
O uso de vídeo em sala de aula : http://www.youtube.com/watch?v=vou0w6hWfvo&feature=related torna-se interressante para introduzir um novo assunto, que leva a uma nova discursão e estimula o aluno a vivenciar uma situação problema, experiências essas que trazem emoções, alterando a rotina da sala de aula.
Essa metodologia possibilita o professor a ser mediador e não aquele que informa e os alunos tornam-se capazes de marcar as cenas mais relevantes e anotar questões desafiadoras.
Para isso são necessários alguns cuidados como:
• Fazer algumas pausas, explicar o assunto.
• Rever cenas mais importantes ou definíveis
Comentando o vídeo
• O professor não deve ser o primeiro a dar sua opinião.
• Não monopolizar a discurssão.
• Se possicionar, depois dos alunos trabalhando nos planos real e ideal.
• Analisar a linguagem
Recursos Complementares
Sites para consulta:
1. Blog Mídias na Educação NCE/USP
http://midiaseducacao.blogspot.com/
Blog Caixinha de Idéias
http://navegandonaeducacao.blogspot.com/2009/05/orientacoes-para-uso-de-tv-e-videos-na.html
Página do Professor Moran:
Avaliação
A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos alunos, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:
* Respostas aos questionamentos;
* Participar das discussões sempre que esta solicitar expressão oral;
* Trabalho colaborativo, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo na montagem do painel e construção do relatório;

unidade 2- atividade3 planejando aula com hipertexto

CURSO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
CURSISTAS: MARIA DILZA , MARINUZIA DE FREITAS
COLÉGIO ESTADUAL RAIMUNDO ALENCAR LEÃO
UNIDADE : II
ATIVIDADE 4
INTERNET,HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA
Sugestão de Atividade para trabalhar na 7ª série (8º Ano)

Justificativa:

A aula no laboratório de informática tem o objetivo do professor experimentar essa nova ferramenta de como trabalhar o conteúdo estudado ou a estudar e fazer com que o aluno aprenda a usar a Wikipédia como suporte da pesquisa e que ele aprenda a navegar no ambiente hipertexto ou internet, através de sites e links.

Sistema Locomotor: Ossos, Músculos e Articulação

1º Momento:
Levantar em sala de aula os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema mencionado e em seguida fazer uma produção textual dentro do entendimento deles.

2º Momento:
Fazer a leitura sobre o tema no livro-texto sobre os itens: ossos, músculos e articulação, interpretar e responder as questões do livro. Fazer a correção das atividades de forma dialogada.

3º Momento:
Discutir com os alunos sobre pesquisar o assunto estudado na internet. Falar para a turma o que é navegar na internet e propor objetivos da pesquisa de modo que eles possam evidenciar e comparar aspectos mais interessantes e significativos.


4º Momento : Dividir a turma em grupos para facilitar o trabalho no laboratório de informática de forma que eles possam se revezar e todos tenham oportunidade de fazer a navegação no hipertexto.

5º Momento: Discutir com os alunos se sabem entrar na internet? Se conhecem o termo hipertexto ou hipermídia? Sugerir o site WWW.linux.com.br .

Os alunos começarão a fazer a pesquisa de forma organizada e discutem o que vão achando de novidade no hipertexto e destacam os aspectos mais interessantes e significativos que não tenha sido discutido no livro didático em sala de aula.

6º Momento : Cada grupo fará uma exposição do que achou da novidade de se trabalhar no hipertexto, o que achou de interessante no trabalho para em seguida expor as novidades sobre o tema proposto.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados individualmente e em grupo, através de atividades escrita e oral.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Unidade II atividade 3 wikipédia

Sendo a wikipédia uma enciclopédia livre disponível a todos , para que seja postado suas colaborações isso significa que pode ser editado o conteúdo de quase todos os artigos acionando o link "Editar" (Nas abas de conteúdo) que é mostrado em quase todas as páginas do site.
Ao usa-la o professor leva os alunos valorizarem as discussões on-line; assumindo responsabilidades por seu processo de aprendizagem com uma comunicação estabelecida e possibilidade de feed-back orientado, a interação e sentido de comunidade, a cooperação e a colaboração, tendo atendimento a todos os estilos e tempos de aprendizagem, a convivência com a diversidade cultural, étnica, geográfica e de gênero permitem que a escola possa desempenhar sua função social de forma transformadora.

unidade II atividade1 O que á hipertexto?

Curso: Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com TIC
Unidade; II
Atividade: O que é hipertexto?
Cursista: Marinuzia de Freitas Santos Data: 25/05/2010.

Hipertexto e sua importância
Hipertexto é o sistema de organização de uma página escrita de acordo com as possibilidades oferecidas pelos modernos programas de linguagem, pensados para visualização numa tela de computador. Trata-se de uma superposição de textos, que podem ser lidos na direção do paradigma, como alternativas virtuais da mesma escrita, ou na direção do sintagma, como textos que correm paralelamente ou que se tangenciam em determinados pontos, permitindo optar entre prosseguir na mesma linha ou enveredar por um caminho novo.
Qualquer narrativa, mesmo a mais convencional, pode funcionar como um hipertexto, na dependência do leitor. Se ele interrompe sua leitura e vai procurar palavras no dicionário, ou pesquisar noutros livros sobre as inevitáveis alusões e citações da obra, ou verificar as referências contidas em eventuais notas de rodapé ou na bibliografia, ele já assume o comportamento interativo exigido do leitor de um hipertexto.
Funcionalmente, o hipertexto é um tipo de programa para a organização de conhecimentos ou dados, a aquisição de informações e a comunicação. (...). Estes programas (...) permitem, (...) a construção de bases de dados com acesso associativo, muito imediato, intuitivo, combinando som, imagem e texto. (...) Um sistema de hipertexto retoma e transforma antigas interfaces da escrita." (LÉVY, 1993, p. 33).

unidade I atividade 3 - Conhecendo as tecnologias da escola

unidade I atividade 2 - Fórum:Educação e Tecnologia

Educação e Tecnologia
O Professor Dr. Ladeslau fala em seu video da Educação e da tecnologia no contexto brasileiro, enfatizando a necessidade de melhor nos preparramos como educadores , pois a tecnologia esta cada vez mais veloz ou seja esta a frente dos meros conhecimentos escolares ,levanta também uma discurssão realista das dificuldades que nós professores temos ao próprio acesso a essas novas ferramentas, para que possamos transmiti-los aos nossoa alunos. E vai mais adiante, quando afirma que a solução não é apenas mudar o currículo escolar, mais repensar a educação de uma forma mais abrangente tornando a escola mais articuladora do conhecimento fazendo com que a tecnologia seja acessível a todos.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

Como professor e aprendiz, posso me considerar uma pessoa que se esforça para aprender a cada dia, pois não somos conhecedores da verdade e sempre estomos dispostos a aprender . Na minha atuação como professor de sala de aula e informática, procuro desenvolver metodologias que despertem o interesse dos alunos em busca de novos conhecimentos. Como sabemos que a Ciências é um ponto de partida para viajar no mundo fantástico de teorias ,práticas , busco inserir os meus alunos em um vôo mais alto através do estudo, proporcionado pela fascinante das experiências . Minhas práticas em sala de aula buscam despertar o interesse dos alunos de forma alegre para que os mesmos tenham prazer em aprender. Cada vez mais procurando inteirar com os assuntos de inovações de nossos cotidianos, falamos sobre os assuntos abordados, fazemos questionamentos e contextualizamos com sua realidade. Quando os alunos me abordam com questionamento procuro resolve-lo da melhor forma possível, quando isto faço, os meus alunos me encham de perguntas por curiosidades, onde desta forma procuro prepará-los as novas informações que encontram na cultura fazendo uma representação. Sempre estou fazendo mudanças na maneira de ensinar conforme vou aprendendo com os meus colegas e com os alunos porque sempre tem algo importante para ser acrescentado ou mudado na minha maneira de ensinar. Temos que caminhar no conhecimento enquanto temos oportunidade e encontramos alguns alunos que desejam aprender de fato, isto nos leva a raciocinar o que a educação, tem de melhor para oferecermos aos nossos alunos. Com a evolução da tecnologia temos que procurar alcançar o melhor desta ciência que nos envolve como professor e aprendiz.