terça-feira, 14 de setembro de 2010

Unidade 4 atividade 3 - Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: 4 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade 3- Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo
Cursista: Marinuzia de Freitas Santos
Data: 14/09/2010

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo
Sendo o currículo um conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades. Geralmente, exprime e busca concretizar as intenções dos sistemas educacionais e o plano cultural que eles personalizam como modelo ideal de escola defendido pela sociedade. A concepção de currículo inclui desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula.
Com relação à questão da utilização de computadores na educação, vejo que a utilização do computador como instrumento de aprendizagem pode ser bastante positiva. O computador no contexto educativo pode ser entendido como uma ferramenta por meio da qual o aluno idealiza e desenvolve um conhecimento, seja reproduzindo um saber ou construindo uma aprendizagem. Dessa maneira o aprendizado é estimulado pelo fato de o aluno executar uma tarefa por meio do computador, como é o caso de softwares de jogos educativos e de simulação.O aluno deve ser encorajado a explorar, criar, inovar, dentro de situações de aprendizagem não previamente estruturadas, mas devidamente planejadas. Assim, o aprendizado que ocorre nestas situações pode ser mais frutífero e mais duradouro. Ao aluno é permitido errar e refazer. Ao aluno se permite levar adiante uma solução para um determinado problema, ainda que seja óbvio que a solução não vai funcionar, valorizando assim o fazer pedagógico. O aluno, longe de ser um mero observador que só reage quando solicitado, passa a ser um participante ativo no processo de construção de sua própria aprendizagem.
Para a realização de ações pedagógicas significativas utilizando o de construção do conhecimento pelo aluno, como produto do seu próprio engajamento intelectual ou do aluno como um todo. o que está sendo proposto é uma nova abordagem educacional que muda o paradigma pedagógico .

Um comentário:

  1. Concordo com você Marinuzia, o aluno deve ser direcionado e encorajado a buscar novos conhementos, e nessa busca de aprender também encorajar os professores a se entusiamar com a vitória da aprendizagem do aluno, visto que ao planejar o professor espera esta resposta do seu educando "aprender a aprender", juntos na troca de conhcimento.O curriculo faz esse elo, so precisa ser aprendido e praticado pela maioria dos profisionais da educação.

    ResponderExcluir