terça-feira, 14 de setembro de 2010

Unidade 4 atividade 1 - PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE 4: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
CURSISTA: MARINUZIA DE FREITAS SANTOS
ATIVIDADE 1: PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS
UNIDADE ESCOLAR: COLÉGIO ESTADUAL RAIMUNDO ALENCAR LEÃO
TUTORA: DEUSIRAM DE SOUSA BARROS SILVA
TURMA: B
DATA: 14/09/2010

PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS

O uso dos computadores e da internet na educação privilegia a utilização do computador como a ferramenta pedagógica que auxilia no processo de construção do conhecimento. Neste momento, o computador é um meio e não um fim, devendo ser usado considerando o desenvolvimento dos componentes curriculares. Nesse sentido, o computador transforma-se em um poderoso recurso de suporte à aprendizagem, com inúmeras possibilidades pedagógicas, desde que haja uma reformulação no currículo, que se crie novos modelos metodológicos e didáticos, e principalmente que se repense qual o verdadeiro significado da aprendizagem, desta forma nunca mais seremos os mesmos.
A chegada das tecnologias no ambiente escolar provoca uma mudança de paradigmas. A Informática Educativa nos oferece uma vastidão de recursos que, se bem aproveitados, nos dão suporte para o desenvolvimento de diversas atividades com os alunos. A chegada da era digital coloca a figura do professor como um “mediador” de processos que são, estes sim, capitaneados pelo próprio sujeito aprendiz.
Quando o próprio aluno cria, faz, age sobre o software, decidindo o que melhor solucionaria seu problema, torna-se um sujeito ativo de sua aprendizagem O computador ao ser manipulado pelo indivíduo permite a construção e reconstrução do conhecimento, tornando a aprendizagem uma descoberta.. Quando a informática é utilizada a serviço da educação emancipadora, o aluno ganha em qualidade de ensino e aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário