Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 B - Projeto de trabalhos em sala de aula com integração de tecnologia ao currículo.
Cursista: Marinusia de Freitas Santos
Parceria: Maria Dilza Cruz Aguiar,Claudia B. Luz , Therezinha Alencar.
Unidade Escolar; Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
Data: 14/09/2010
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
Tema: Preservar para melhor viver.
1. Justificativa:
A Educação ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o principio antropocêntrico, que tem levado á destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies.
Cuidar do meio ambiente é responsabilidades de todos e a escola é um local favorável ao processo holístico na educação ambiental. Sabendo que as escolas são grandes geradoras de lixos, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos e educadores para que essa situação seja modificada, formando novos hábitos.
Este projeto será interdisciplinar com as disciplina de Geografia,Ciências nas áreas de Química Física e Biologia, Língua Portuguesa. Valorizando os temas transversais como: Saúde,Meio Ambiente,Consumo,Trabalho.
2 - Objetivos gerais:
Alertar sobre o problema da grande produção de lixo pelos seres humanos e estudar conceitos importantes como: coleta seletiva do lixo e outros que se fizerem necessários.
Possibilitar aos alunos e educadores aquisições de conhecimentos, desenvolvendo habilidades de: Resolver problemas, mudanças na prática de valores e atitudes ambientalmente adequadas no nosso cotidiano.
3. Objetivos específicos:
Possibilitar a todos conhecimentos , sentido de valores, interesse ativo e atitudes necessárias para respeitar , proteger e melhorar o meio ambiente;
Conscientizar alunos e educadores da nossa escola, sobre a importância da mudança de hábitos, para melhorar as condições ambientais;
Levantar com os alunos os problemas ambientais existente na escola e possíveis soluções;
Reduzir o consumo de água, energia, materiais como folhas e torners ( material de uso contínuo).
Reutilizar objetos através da recuperação e manutenção contínua do espaço escolar (evitar a depredação e o descarte prematuro de objetos)
4. Desenvolvimento do Projeto
4.1-Estratégias de ações( metodologia)
Esse projeto será desenvolvido a partir do processo holístico de educação ambiental, no qual será criado equipes multiplicadoras.
- Teatro sobre o lixo
- Pesquisa na internet.
- Vídeos produzidos pelos próprios alunos enfocando os problemas de geração de lixo,desperdício e manuseio de recursos dentro do ambiente escolar..
- Simulação da coleta seletiva com prévia identificação das categorias de materiais que são descartados na escola.
- Estabelecimento de parcerias com associações de catadores de lixo e empresas de processamentos de lixo.
- Estudo teórico sobre a água, solo, energia com apoio de palestras educativas por profissionais qualificados (orgãos de proteção ambiental públicos ou privados ).
- Excursões: aterro sanitário, Nascente de córregos, unidades de processamento de lixo reciclável e associação de catadores de lixo.
- Identificar empresas ou estabelecimentos comerciais que tenham implementado um programa para gerenciamento de resíduos.
- Visita ao aterro sanitário para estudo dos resíduos ( churrume ) e possíveis metais pesados ali existente.
- Visita a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para conhecer o projeto ambiental municipal e as ações que envolvam diretamente a escola.
- Cronograma de execução das etapas do projeto
Ano 2010
Fevereiro Março Abril Maio Junho
Apresentação do projeto a toda a comunidade escolar (peça teatral sobre o lixo)
Pesquisa na internet e apresentação dos vídeos produzidos pelos próprios alunos sobre a geração e o gerenciamento do lixo dentro da escola X
Visita a secretaria municipal de meio ambiente X
Aquisição dos cestos para coleta seletiva do lixo X
Treinamento para identificar e correta utilização dos cestos de coleta seletiva de lixo X x
Aulas interdisciplinares de geografia,Ciências,História
Matemática,L.Portuguesa,Química,Física,Sociologia X X X X X
Palestras educativas sobre preservação do meio ambiente.
Em parceria com Naturatins,Celtins ,Saneatins X X X
6. Resultados esperados:
- Manutenção e preservação do jardim da escola;
- Aquisição de vasilhames específicos p/ coleta de lixo seletiva;
- Redução do consumo de água, energia e material de consumo.
- Proporcionar mudança de postura tanto na escola como em outros ambientes;
- Construção de valores para toda vida;
- Melhora na qualidade de vida dos alunos e educadores.
- Avaliação do projeto com educadores e alunos.
- Construção de frases e textos sobre a Preservação do meio ambiente.
- Expansão das idéias do projeto para o ambiente doméstico e ambiente extra-escolar dos alunos e de todos os funcionários das escolas e comunidade.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
• DEZTTI, M. e RUSSO, C. (1987)- Técnicas de Controle Ambiental em Efluentes Líquidos, apontamentos de aula.
• FERREIRA, J.B. (1980)- Dicionário de Geociências, Fundação Gorceix.
• Dictionary of Mining, Mineral, and Related Terms, compiled and edited by the Staff of the U.S. Bureau of Mines, Second Edition
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 B - Projeto de trabalhos em sala de aula com integração de tecnologia ao currículo.
Cursista: Marinusia de Freitas Santos
Parceria: Maria Dilza Cruz Aguiar,Claudia B. Luz , Therezinha Alencar.
Unidade Escolar; Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
Data: 14/09/2010
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
Tema: Preservar para melhor viver.
1. Justificativa:
A Educação ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o principio antropocêntrico, que tem levado á destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies.
Cuidar do meio ambiente é responsabilidades de todos e a escola é um local favorável ao processo holístico na educação ambiental. Sabendo que as escolas são grandes geradoras de lixos, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos e educadores para que essa situação seja modificada, formando novos hábitos.
Este projeto será interdisciplinar com as disciplina de Geografia,Ciências nas áreas de Química Física e Biologia, Língua Portuguesa. Valorizando os temas transversais como: Saúde,Meio Ambiente,Consumo,Trabalho.
2 - Objetivos gerais:
Alertar sobre o problema da grande produção de lixo pelos seres humanos e estudar conceitos importantes como: coleta seletiva do lixo e outros que se fizerem necessários.
Possibilitar aos alunos e educadores aquisições de conhecimentos, desenvolvendo habilidades de: Resolver problemas, mudanças na prática de valores e atitudes ambientalmente adequadas no nosso cotidiano.
3. Objetivos específicos:
Possibilitar a todos conhecimentos , sentido de valores, interesse ativo e atitudes necessárias para respeitar , proteger e melhorar o meio ambiente;
Conscientizar alunos e educadores da nossa escola, sobre a importância da mudança de hábitos, para melhorar as condições ambientais;
Levantar com os alunos os problemas ambientais existente na escola e possíveis soluções;
Reduzir o consumo de água, energia, materiais como folhas e torners ( material de uso contínuo).
Reutilizar objetos através da recuperação e manutenção contínua do espaço escolar (evitar a depredação e o descarte prematuro de objetos)
4. Desenvolvimento do Projeto
4.1-Estratégias de ações( metodologia)
Esse projeto será desenvolvido a partir do processo holístico de educação ambiental, no qual será criado equipes multiplicadoras.
- Teatro sobre o lixo
- Pesquisa na internet.
- Vídeos produzidos pelos próprios alunos enfocando os problemas de geração de lixo,desperdício e manuseio de recursos dentro do ambiente escolar..
- Simulação da coleta seletiva com prévia identificação das categorias de materiais que são descartados na escola.
- Estabelecimento de parcerias com associações de catadores de lixo e empresas de processamentos de lixo.
- Estudo teórico sobre a água, solo, energia com apoio de palestras educativas por profissionais qualificados (orgãos de proteção ambiental públicos ou privados ).
- Excursões: aterro sanitário, Nascente de córregos, unidades de processamento de lixo reciclável e associação de catadores de lixo.
- Identificar empresas ou estabelecimentos comerciais que tenham implementado um programa para gerenciamento de resíduos.
- Visita ao aterro sanitário para estudo dos resíduos ( churrume ) e possíveis metais pesados ali existente.
- Visita a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para conhecer o projeto ambiental municipal e as ações que envolvam diretamente a escola.
- Cronograma de execução das etapas do projeto
Ano 2010
Fevereiro Março Abril Maio Junho
Apresentação do projeto a toda a comunidade escolar (peça teatral sobre o lixo)
Pesquisa na internet e apresentação dos vídeos produzidos pelos próprios alunos sobre a geração e o gerenciamento do lixo dentro da escola X
Visita a secretaria municipal de meio ambiente X
Aquisição dos cestos para coleta seletiva do lixo X
Treinamento para identificar e correta utilização dos cestos de coleta seletiva de lixo X x
Aulas interdisciplinares de geografia,Ciências,História
Matemática,L.Portuguesa,Química,Física,Sociologia X X X X X
Palestras educativas sobre preservação do meio ambiente.
Em parceria com Naturatins,Celtins ,Saneatins X X X
6. Resultados esperados:
- Manutenção e preservação do jardim da escola;
- Aquisição de vasilhames específicos p/ coleta de lixo seletiva;
- Redução do consumo de água, energia e material de consumo.
- Proporcionar mudança de postura tanto na escola como em outros ambientes;
- Construção de valores para toda vida;
- Melhora na qualidade de vida dos alunos e educadores.
- Avaliação do projeto com educadores e alunos.
- Construção de frases e textos sobre a Preservação do meio ambiente.
- Expansão das idéias do projeto para o ambiente doméstico e ambiente extra-escolar dos alunos e de todos os funcionários das escolas e comunidade.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
• DEZTTI, M. e RUSSO, C. (1987)- Técnicas de Controle Ambiental em Efluentes Líquidos, apontamentos de aula.
• FERREIRA, J.B. (1980)- Dicionário de Geociências, Fundação Gorceix.
• Dictionary of Mining, Mineral, and Related Terms, compiled and edited by the Staff of the U.S. Bureau of Mines, Second Edition
Nenhum comentário:
Postar um comentário