CURSO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
CURSISTAS: MARIA DILZA , MARINUZIA DE FREITAS
COLÉGIO ESTADUAL RAIMUNDO ALENCAR LEÃO
UNIDADE : III – Pratica Pedagógica e mídias digitais
ATIVIDADE 1 – Analise,planejamento e execução de aulas com material digital
Serie: 7º ano
Plano de aula
Objetivos
1- Identificar as características principais dos seres vivos pertencentes ao grupo dos pólipos e celenterados;
2- Reconhecer aspectos relacionados à morfologia, alimentação, locomoção, defesa e reprodução nesse grupo de seres vivos.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções a respeito da evolução dos seres vivos.
Classificação dos seres vivos. - Invertebrados
Estratégias e recursos da aula
Estratégias utilizadas:
• Aula interativa;
• Uso do laboratório de informática e/ou sala de vídeo.
Atividade 1: Explorando o documentário
O uso de vídeo em sala de aula : http://www.youtube.com/watch?v=vou0w6hWfvo&feature=related torna-se interressante para introduzir um novo assunto, que leva a uma nova discursão e estimula o aluno a vivenciar uma situação problema, experiências essas que trazem emoções, alterando a rotina da sala de aula.
Essa metodologia possibilita o professor a ser mediador e não aquele que informa e os alunos tornam-se capazes de marcar as cenas mais relevantes e anotar questões desafiadoras.
Para isso são necessários alguns cuidados como:
• Fazer algumas pausas, explicar o assunto.
• Rever cenas mais importantes ou definíveis
Comentando o vídeo
• O professor não deve ser o primeiro a dar sua opinião.
• Não monopolizar a discurssão.
• Se possicionar, depois dos alunos trabalhando nos planos real e ideal.
• Analisar a linguagem
Recursos Complementares
Sites para consulta:
1. Blog Mídias na Educação NCE/USP
http://midiaseducacao.blogspot.com/
Blog Caixinha de Idéias
http://navegandonaeducacao.blogspot.com/2009/05/orientacoes-para-uso-de-tv-e-videos-na.html
Página do Professor Moran:
Avaliação
A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos alunos, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:
* Respostas aos questionamentos;
* Participar das discussões sempre que esta solicitar expressão oral;
* Trabalho colaborativo, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo na montagem do painel e construção do relatório;
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário